Treinamento De Ética Para O Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os funcionários encontram mais valor no treinamento de ética quando são interativos.

O treinamento de ética pode parecer uma perda de tempo. Afinal, a ética é sobre a diferença entre o certo e o errado, e você aprende tudo isso na infância. Mas a linha entre o certo e o errado nem sempre é clara, especialmente no trabalho. O treinamento de ética é destinado a mostrar a todos os funcionários em todas as posições como reconhecer e responder a dilemas éticos.

Objetivos de treinamento

Os objetivos de treinamento para um programa de ética devem se concentrar no alinhamento da cultura corporativa existente com os valores definidos da empresa e suas obrigações legais. Isso significa que os líderes de conformidade devem fazer algumas pesquisas avançadas. Eles podem trabalhar com recursos humanos para analisar as reclamações e os resultados das investigações. Pesquisas com funcionários podem ajudá-los a ver onde as percepções gerais podem representar riscos para a tomada de decisões éticas. O programa de treinamento pode então ser projetado para se concentrar em áreas de preocupação.

Material de treinamento

Conteúdo de treinamento deve ser significativo. A inclusão de diferentes tipos de mídia aumentará a experiência de aprendizado. Todo mundo tem um estilo de aprendizado diferente - alguns precisam de exemplos visuais, outros respondem melhor ao role-playing, outros obtêm mais de materiais de leitura descritivos. O uso de uma combinação de apresentações, clipes de vídeo, cenários de RPG e questionários envolverá os funcionários enquanto constroem seus conhecimentos e desenvolvem uma cultura corporativa baseada em comportamentos éticos. Empresas grandes e distribuídas podem usar módulos de treinamento com base em computador e no ritmo individual como parte de um programa de treinamento. Essa abordagem também pode ser usada antes do treinamento presencial para preparar os funcionários para as sessões conduzidas pelo instrutor.

Treinadores de Treinadores

Se sua empresa possui instrutores profissionais na equipe, eles podem fornecer um papel valioso como treinadores e treinadores para gerentes que possam estar preparados para realizar sessões de treinamento com seus próprios funcionários. Os gerentes sabem como traduzir material genérico para responsabilidades de trabalho específicas. Eles também devem saber que lideram pelo exemplo em todos os momentos, mesmo quando não estão cientes de que os outros estão observando-os. Os funcionários procuram a gerência para orientação. Eles podem não fazer perguntas, mas observam como seus gerentes respondem a situações e começam a padronizar suas próprias respostas de maneira semelhante. Os gerentes que se comportam de maneira ética desenvolvem uma equipe que também se comporta de maneira ética.

Faça a mensagem ressoar

Sessões de treinamento que são interativas e envolventes ajudarão a fazer com que sua mensagem ressoe com os funcionários. Idealmente, eles vão acreditar que seu tempo na aula de treinamento foi bem gasto. O tamanho das turmas deve ser pequeno o suficiente para incentivar a colaboração entre os participantes e permitir que perguntas sejam feitas e respondidas. Um simples conjunto de diretrizes que reforçam as práticas éticas e promovem os valores do negócio aumentará a conscientização sem sobrecarregar as pessoas.