Sistemas De Aquecimento Doméstico Com Eficiência Energética

Autor: | Ultima Atualização:

Combinados, o aquecimento e o resfriamento respondem por quase metade de sua conta de energia (consulte Referências 1).

As famílias americanas gastam mais do seu orçamento de energia em aquecimento do que qualquer outra despesa. De acordo com o programa Energy Star, os custos de aquecimento representam 29 por cento da conta média de energia, significativamente mais do que a segunda maior despesa de energia - refrigeração - que representa cerca de 17 por cento do seu orçamento. (Consulte as Referências 1) Os grandes custos associados ao aquecimento significam que a melhoria da eficiência do seu sistema de aquecimento pode resultar em grandes economias.

Bombas de Calor de Fonte de Ar

O programa Energy Star, do governo dos EUA, permite que os produtos usem o selo Energy Star, caso cumpram os rigorosos requisitos de eficiência energética. A instalação de uma bomba de calor Energy Star é uma forma de obter economias de energia consideráveis: o programa estima que as bombas de calor Energy Star são 20 por cento mais eficientes do que os modelos encontrados na maioria dos lares. (Veja Referências 2)

Bombas de calor geotérmicas

Enquanto as bombas de calor de fonte de ar dependem da temperatura do ar externo, as bombas de calor geotérmicas usam a temperatura abaixo da superfície da terra, que permanece praticamente inalterada, independentemente da estação do ano. Esta temperatura abaixo do solo tende a ser mais fria que a temperatura do ar no verão e mais quente do que a temperatura do ar no inverno. Os sistemas geotérmicos têm eficiência energética muito maior do que os sistemas de fonte de ar. Embora seja muito mais caro instalar, os sistemas geotérmicos são tão eficientes que o Departamento de Energia dos EUA estima que a economia de energia pode pagar pelos custos de instalação em apenas alguns anos da 5. (Veja Referências 3)

Sistema de Manutenção

A instalação e manutenção adequadas melhoram muito a eficiência do sistema de aquecimento. Mesmo se você não puder pagar por um novo sistema, poderá poupar em suas contas de energia com algumas melhorias simples no sistema que possui.

A Energy Star recomenda verificar mensalmente o seu filtro de ar e alterá-lo pelo menos a cada três meses - mais frequentemente durante os períodos de alta utilização. Filtros sujos forçam o sistema a trabalhar mais e aumentar suas contas de aquecimento. Ter manutenção anual em seu sistema para mantê-lo funcionando no seu melhor. (Veja Referências 4)

Na casa média, 20 por cento do ar que se move através do sistema de aquecimento é perdido em vazamentos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. A vedação do seu duto para evitar vazamentos melhora a eficiência do sistema. Da mesma forma, isolar o duto em sótãos ou porões sem aquecimento minimiza o calor perdido à medida que o ar percorre essas partes da casa. (Veja Referências 5)

Usando seu sistema com eficiência

Você também pode alterar o modo como usa seu sistema para melhorar sua eficiência. Muitos proprietários esquentam salas que não estão ocupadas ou gastam energia aquecendo uma casa durante as horas do dia, quando os ocupantes não estão em casa. A instalação de um termostato programável pode economizar nas despesas de aquecimento, ajustando seu termostato a temperaturas mais baixas durante os horários do dia em que você não estiver em casa (consulte Referências 4). Você também pode ajustar o termostato ou fechar as aberturas nas salas que você não usa (consulte Referências 5).