A Execução Ajuda Os Sintomas Intestinais?

Autor: | Ultima Atualização:

Correr pode ajudá-lo a manter um trato intestinal saudável.

Se você tem problemas de barriga, ir para uma corrida pode ser a última coisa que você sente vontade de fazer. Mas correr e atividade física em geral podem ter um impacto profundo na sua saúde digestiva. Compreender como o exercício afeta sua saúde intestinal pode ajudá-lo a virar seus problemas de barriga e colocá-lo no caminho para a paz interior intestinal.

Seu sistema digestivo

Da circulação à contração muscular, a atividade do trato digestivo afeta praticamente todas as funções metabólicas do corpo. À medida que a comida que você come se move ao longo de seu trato intestinal, vários hormônios, enzimas e bactérias trabalham com gorduras, carboidratos e proteínas até serem decompostos em moléculas pequenas o suficiente para serem absorvidas pelas células. Os músculos fortes do assoalho pélvico trabalham com os intestinos para mover as partes indigestas dos alimentos através do trato eliminatório e para fora do corpo.

Causas dos Distúrbios Digestivos

Inatividade e má nutrição podem perturbar o equilíbrio de hormônios, enzimas e flora bacteriana, levando à constipação, inchaço, síndrome do intestino permeável, diarréia e outras irritações digestivas. Mas o esforço excessivo e a desidratação também podem causar problemas. Um estudo da 2009 sobre corredores publicado na "Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care" descobriu que o exercício extenuante de longa duração pode desviar o sangue oxigenado do intestino, resultando em náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia. Os sintomas foram mais comuns em corredores profissionais e menos comuns em corredores recreativos. A menos que você seja um atleta de resistência, o esforço excessivo provavelmente não será a causa de seus intestinos irritados. Estar desidratado, no entanto, poderia ser um fator contribuinte.

Exercício e Saúde Digestiva

De acordo com um artigo publicado pela Harvard Health Publications, o exercício aeróbico é muito benéfico para uma digestão saudável, estimulando a contração natural de seus músculos intestinais e ajudando a comida a se movimentar ritmicamente através de seu sistema. Correr também ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, o que ajuda a eliminar as fezes não digeridas. Uma revisão da literatura publicada na revista "Gut" apontou que o exercício pode reduzir o risco de diverticulose, hemorragia gastrointestinal e doença inflamatória intestinal.

Outros fatores de estilo de vida

Enquanto a atividade física é vital para a sua saúde intestinal, a nutrição saudável anda de mãos dadas com o exercício. Evite açúcares, adoçantes artificiais e grãos refinados. Evite alimentos que contenham organismos geneticamente modificados, ou OGMs, que podem estar na raiz de muitos distúrbios digestivos. Em vez disso, escolha frutas e vegetais inteiros e naturais, carnes orgânicas e peixes selvagens. Iogurte cultivado ou um suplemento probiótico diário pode trabalhar para restaurar a flora digestiva saudável para um trato intestinal danificado.