
Os dividendos em dinheiro são uma fonte de renda suplementar para muitos.
Os dividendos em dinheiro representam a distribuição dos lucros de uma empresa aos seus acionistas. O cronograma de pagamento e a taxa de pagamento são determinados pelo conselho de administração da empresa. Os dividendos em dinheiro reduzem o saldo do patrimônio líquido por uma redução direta nos lucros acumulados - uma conta de patrimônio no balanço patrimonial.
Lucros acumulados
Como componente do patrimônio líquido ou patrimônio líquido de uma empresa, as reduções nos lucros acumulados diminuem simultaneamente o patrimônio líquido. O saldo de lucros acumulados inclui o lucro líquido que uma empresa acumulou ao longo de seus anos de atividade, líquido de pagamentos de dividendos. Os dividendos em dinheiro reduzem tanto os lucros retidos da empresa quanto o patrimônio dos acionistas.
Ações que recebem dividendos
Os lucros acumulados e o patrimônio líquido são reduzidos por um dividendo em dinheiro por ação que é pago em ações ordinárias e preferenciais, e não em ações de ações recompradas ou em tesouraria. Isso significa que, ao calcular os pagamentos de dividendos em dinheiro, apenas as ações em circulação de ações ordinárias e preferenciais devem ser consideradas.
Impacto contábil
Do ponto de vista contábil, os lucros acumulados e o patrimônio líquido são reduzidos na data da declaração de dividendos - a data em que os dividendos são anunciados pelo conselho de administração de uma corporação. Não há redução nos lucros acumulados e no patrimônio líquido na data em que os dividendos são pagos, o que geralmente ocorre algumas semanas após a data da declaração.
Exemplo
Para ilustrar como os dividendos em dinheiro diminuem os lucros retidos e o patrimônio líquido total, suponha que uma empresa possui ações ordinárias 20,000 autorizadas com 5,600 em circulação e recomprou ações ordinárias no valor de 2,478. A corporação anuncia um dividendo de 52 centavos por ação em julho 6.
Cálculo de Dividendos
Em Julho 6, o montante total de dividendos a pagar aos accionistas é de $ 2,912, o resultado das acções 5,600 em circulação, multiplicado pela taxa de dividendos de 52 centavos por acção. Os ganhos retidos serão reduzidos em $ 2,912 nesta data. As ações de tesouraria 2,478 são excluídas do cálculo.




