Os Estoques De Serviços Públicos Funcionam Bem Durante Períodos Inflacionários?

Autor: | Ultima Atualização:

Quando a inflação aumenta os custos dos estoques de serviços públicos, eles geralmente também podem aumentar as taxas.

As pressões inflacionárias podem ser difíceis para os valores das ações. Para investidores interessados ​​em investimentos focados em renda de longo prazo, as ações de utilidade pública bem escolhidas podem proporcionar retornos sólidos. Em períodos de tempo mais curtos, no entanto, a inflação também pode causar queda nos preços das ações das concessionárias.

Indústria Regulamentada

Para uma grande parte das empresas do setor de serviços públicos, as tarifas dos serviços de eletricidade e gás são reguladas por comissões de serviços públicos estaduais. Essas comissões definem preços para permitir que fornecedores de eletricidade e gás obtenham um retorno específico sobre os custos de geração de energia e o capital que as empresas investem em fábricas e equipamentos. Se os custos das empresas de serviços públicos aumentarem devido à inflação, essas empresas normalmente receberão aumentos de tarifas para cobrir os custos mais altos e ainda fornecer um retorno atraente aos investidores. Como os efeitos da inflação são repassados ​​aos clientes, os investidores em ações de empresas de serviços públicos estão protegidos contra a redução das margens de lucro.

Os rendimentos refletem os preços crescentes

Os investidores compram ações de empresas de serviços públicos principalmente para obter um rendimento atrativo de dividendos. Se a inflação esquentar, as taxas de juros de outros investimentos voltados para o rendimento aumentarão. Como resultado, se as taxas de juros aumentarem significativamente, os preços das ações das empresas de serviços públicos normalmente cairão, o que aumenta o rendimento. Investidores de ações de utilidade pública continuarão ganhando os dividendos que os atraíram para esses investimentos. No entanto, um investidor não deve se surpreender que os preços das ações de suas ações de utilidade diminuam quando as taxas de juros começam a subir e, em seguida, ver os preços das ações se estabilizarem quando as taxas de juros encontrarem um novo nível de estabilidade.

Crescimento estável de dividendos

Ao contrário dos investimentos de renda fixa comparáveis, como títulos de longo prazo, as empresas de serviços públicos normalmente têm históricos de aumentos regulares de dividendos. Durante um período de investimento de vários anos, um dividendo crescente ajudará a elevar o preço das ações de uma empresa de serviços públicos de qualidade. Os efeitos da inflação sobre as tarifas que as concessionárias conseguem cobrar de seus clientes podem permitir que essas empresas aumentem os dividendos a uma taxa mais rápida do que os aumentos que seriam permitidos durante os períodos de baixa inflação.

Inflação moderada pode beneficiar estoques

Períodos de alta inflação são difíceis em todos os tipos de empresas. Os preços dos materiais aumentam mais rapidamente do que as empresas podem aumentar os preços cobrados por seus produtos. Isso prejudica as margens de lucro, o que poderia causar queda nos preços das ações. No entanto, as ações tendem a ter um bom desempenho durante períodos de inflação moderada. As empresas podem aumentar seus preços mais rapidamente do que os custos de insumos e aumentar suas margens de lucro. Nesse tipo de ambiente de preços, os estoques de serviços públicos fornecem uma opção de investimento conservadora, com pagamento de renda, em que o foco seria um crescente fluxo de pagamentos de dividendos.