Os Gatos Têm Nervos Nas Caudas?

Autor: | Ultima Atualização:

Os nervos na cauda de um gato a ajudam a usá-lo como contrapeso de equilíbrio.

Os nervos permitem que o cérebro e as partes do corpo se comuniquem entre si. Eles tornam possível que nos sintamos e nos movamos. Gatinhos definitivamente tem nervos em suas caudas. A cauda é um apêndice importante para o gato, que ela usa para manter o equilíbrio e se comunicar.

Estrutura Interna da Cauda

A cauda de um gato é parte de sua medula espinhal, que se estende desde a base do crânio até a ponta da cauda. A medula espinhal faz parte do sistema nervoso central; é o canal que permite ao cérebro se comunicar com o resto do corpo. A cauda do gato contém nervos do sistema nervoso central nas vértebras e nervos simpáticos no músculo e na pele da cauda. Esses nervos permitem que Kitty sinta quando sua cauda é tocada.

Como os gatos usam suas caudas

O objetivo principal da cauda é ajudar o equilíbrio do gato. A cauda é especialmente importante quando as vaquinhas executam seus movimentos mais acrobáticos, como pular em superfícies estreitas. Os cientistas observaram em experimentos que a cauda é usada como um contrapeso ao realizar proezas atléticas. Os nervos na cauda do gatinho reagem com o sistema nervoso central e simpático para corrigir a postura do gato e manter o equilíbrio.

Seu gatinho usa sua cauda para se comunicar com os outros. Por exemplo, quando um gato cola o rabo para cima, significa "Olá! Feliz em te ver!" Mas quando ela contorce a ponta da cauda, ​​ela está dizendo "legal isso. Eu não estou de bom humor". Uma cauda grande e inchada significa que Kitty está assustada e tentando afastar seu agressor parecendo maior que o normal. Esses ajustes finos na cauda só são possíveis com um intricado sistema nervoso na cauda.

Dano do nervo na cauda de um gato

Gatos cujos rabos estejam feridos ou tenham perdido o sentimento terão sintomas notáveis. Os nervos na base da cauda estão ligados aos nervos que controlam a bexiga e o reto; portanto, se a cauda estiver ferida, ela poderá sofrer incontinência. Se os nervos da cauda de um gato estiverem danificados, a cauda pode se arrastar no chão. Isso pode agravar a incontinência e levar à infecção. Um gato que parece ter uma cauda ferida ou perdeu o controle de sua cauda deve procurar um veterinário imediatamente.

Adaptando-se à vida sem cauda

Alguns gatos perdem suas caudas em acidentes ou precisam ter suas caudas amputadas por razões médicas. Apesar da função de equilíbrio da cauda, ​​os gatos se adaptam bem à falta de um. Depois de fazer alguns ajustes, eles podem funcionar da mesma forma que um gato com uma cauda. No entanto, eles podem não ser tão aventureiros sobre suas acrobacias.