Sempre anexe uma carta de apresentação ao seu currículo. Sem isso, o currículo é apenas uma lista sem uma pessoa por trás dele.
Uma carta de apresentação é um documento concebido para acompanhar o seu currículo quando se candidata a um emprego. Quer você esteja se inscrevendo on-line ou entregando seus materiais manualmente, você precisa fornecer uma carta de apresentação toda vez que se candidatar a um emprego. Aprender a projetar, escrever e revisar um bom pode fazer ou quebrar sua oportunidade de ser contratado por uma empresa.
Primeira impressão
Uma carta de apresentação faz sua primeira impressão no gerente, porque é sua primeira instância de "falar" com o empregador. Ele lhe dá a chance de se comunicar por escrito com o gerente de contratação, usando uma saudação formal e um pouco da sua própria personalidade. A carta de apresentação deve ser gramaticalmente perfeita, polida e escrita em tom positivo e profissional. Isso transmite ao empregador que você está pronto para a comunicação no local de trabalho. Use "Dear" para a sua saudação e "Sincerely" para a sua valorização, ou terminando, e agradeça ao empregador pelo seu tempo.
A chance de se mostrar
O corpo da carta de apresentação é uma chance de desenvolver uma imagem melhor de quem você é e do que você fez no passado. Um empregador quer ver a experiência, não graus e anos em outros trabalhos. Realce detalhes concretos reais sobre o que você realizou no passado. Por exemplo, você pode escrever: "Nos últimos dois anos, passei mais de 800 horas na sala de aula ensinando adultos a se comunicar em inglês". Ou você pode apontar para conquistas específicas, como "Durante meu tempo como gerente de vendas, superei a cota de vendas da empresa todos os meses durante a 2012 e recebi o Prêmio de Vendas de Ouro pelo meu trabalho". Mostre que você tem orgulho do trabalho que faz e receberá a atenção do empregador.
Use o método apropriado
Se você está deixando seu currículo pessoalmente, uma carta de acompanhamento deve acompanhá-lo e deve ser impressa em papel de alta qualidade. Se você estiver enviando seu currículo por e-mail ou enviando-o por meio de um sistema on-line, anexe um documento ou um arquivo PDF da sua carta. Em alguns casos, não há problema em usar o corpo de um email como sua carta de apresentação. Faça isso somente se você estiver enviando diretamente a pessoa que está considerando você para o trabalho. Se, em vez disso, você estiver enviando um endereço de e-mail genérico da empresa como "[Email protegido]"Anexe sua carta de apresentação e seu currículo ao e-mail.
Um documento personalizado
Finalmente, uma carta é como um cartão de felicitações. Ele deve ser adaptado à ocasião e deve ser direcionado diretamente para a empresa à qual você está se candidatando. Nunca envie uma carta de apresentação genérica para várias empresas ao mesmo tempo. Os empregadores lêem tantas aplicações que saberão instantaneamente se sua carta foi produzida em massa. Em vez disso, nomeie a empresa pelo título e explique por que, especificamente, você quer trabalhar lá. Chame a atenção do empregador, sabendo sobre a empresa que você está se candidatando. Por exemplo, você pode mencionar que está impressionado com as iniciativas de serviço da comunidade da empresa e deseja participar.