Seu Chefe Pode Fazer Você Fazer O Trabalho De Outra Pessoa?

Autor: | Ultima Atualização:

O pior que você pode fazer é descaradamente ignorar as atribuições do seu chefe.

O problema com as descrições de trabalho é que eles não listam tudo o que o seu trabalho envolve. Mas eles não devem porque a ideia é que eles precisam ser flexíveis para que empregadores e empregados não sejam colocados em um canto sobre quem é responsável por quê. Dito isto e, embora possa ser confuso, às vezes, seu chefe tem a autoridade para fazer você fazer o trabalho de outro empregado. Mas, assim como outros aspectos da política do local de trabalho, existem ressalvas, exceções e medidas cautelares relativas ao trabalho designado a você.

Renúncias

A maioria das descrições de trabalho tem um aviso de que basicamente diz que seu chefe pode atribuir-lhe qualquer trabalho, mesmo que não esteja na sua descrição de trabalho formal. É por isso que a sentença final sobre tantas descrições de trabalho geralmente é: "E outros deveres atribuídos". Esse aviso não é apenas para evitar que os funcionários digam "isso não está na descrição do meu trabalho", porque eles não podem ou não realizarão as tarefas. Uma maneira eficaz de construir descrições de trabalho é torná-las flexíveis; eles devem ser fluidos o suficiente para atribuir aos funcionários tarefas adequadas às suas qualificações e seus interesses. O conselho da Administração de Pequenas Empresas dos Estados Unidos para os proprietários de empresas novatos em redigir descrições de cargos é torná-los flexíveis para estimular o crescimento e o desenvolvimento dos funcionários.

qualificações

Os chefes que delegam tarefas precisam conhecer as qualificações, o conjunto de habilidades e as limitações do funcionário, porque as competências de gerenciamento geralmente se baseiam em quão bem o gerente delega responsabilidades. A qualidade do projeto finalizado é uma reflexão sobre o gerente - nem sempre o empregado. Conseqüentemente, seu chefe deve atribuir um trabalho compatível com seu conhecimento e proficiência. Por exemplo, se você é um desenvolvedor de software e seu chefe exige que você manipule uma migração de dados de um servidor para outro, talvez não seja bem-sucedido nisso. Mas não é sua culpa - é o passo errado do seu chefe para designar trabalhos fora da sua área de especialização. Teoricamente, ela pode fazer com que você faça o trabalho de outro funcionário, mas isso lança mais uma luz negativa sobre suas habilidades gerenciais do que suas habilidades profissionais e sua base de conhecimento.

Employment-at-Will

Essa doutrina empregatícia é o que preocupa muitos funcionários que se sentem intimidados pelas ordens de seus chefes de fazer o trabalho de outra pessoa. Na maioria dos casos, tanto os empregadores quanto os funcionários têm o direito de encerrar a relação de trabalho por qualquer motivo ou sem motivo, com ou sem aviso prévio. Portanto, se seu chefe lhe disser para fazer o trabalho de outro empregado e você se recusar, você pode ser demitido com base na doutrina da vontade, ou seu chefe poderia justificar você por insubordinação, que se recusa a seguir uma diretriz de trabalho.

Considerações

Em alguns casos, seu chefe pode instruí-lo a tomar o lugar de outro funcionário para determinar se você tem as habilidades necessárias ou o interesse em desempenhar funções que normalmente não faria. Considere isso uma oportunidade, especialmente se você estiver procurando maneiras de demonstrar suas habilidades ou conhecimentos em outras áreas do negócio, ou se estiver procurando por uma transferência ou promoção. Assumir as tarefas de outro funcionário lhe dá a chance de provar que você é versátil e que seus talentos vão muito além do que você foi inicialmente contratado para fazer.

Exceções

Seu chefe não tem o direito e nunca deve lhe designar para fazer o trabalho de outra pessoa se isso representar um dilema ético, comprometer sua segurança ou a de outros ou for ilegal. Por exemplo, se você é um paralegal, seu chefe - que provavelmente é um advogado - não pode fazer com que você chame um cliente sob o pretexto de que você está licenciado para exercer a advocacia. Ou, um supervisor de transporte não deve designar alguém sem a devida licença e registro de condução para assumir o cronograma de entrega de outro trabalhador. Se seu chefe lhe designar trabalhos que você acredita serem perigosos, inadequados ou antiéticos e não se sentir à vontade para expressar suas preocupações ao seu chefe, uma agência governamental, como a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos EUA, pode ajudá-lo a resolver seus problemas no local de trabalho.