As Folhas Do Secador Podem Ferir Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns produtos químicos utilizados em produtos de lavanderia são prejudiciais aos gatos.

Ver o seu gatinho rolar, atacando uma folha de secadora enrolada no corpo dela, pode ser uma cena indutora de risadas. A hilaridade do momento pode ser substituída pela preocupação quando se considera a quantidade e os tipos de produtos químicos aplicados às folhas de secagem para atingir a finalidade pretendida.

Contém Cationics

Mesmo que a palavra "catiônica" comece com o nome comum de Kitty, isso não significa que esse elemento seja amigável ao sistema digestivo do seu amigo felino. A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais indica que elementos catiônicos (carregados positivamente) adicionados a folhas de amaciantes e amaciantes podem causar baba, perda de apetite, queimaduras orais e dor de estômago em cães e outros animais, mas é ainda mais perigoso gatos, cujos sistemas digestivos são muito mais sensíveis.

O que é perigoso sobre catiões e gatos?

Produtos catiónicos tais como acetato de benzilo, álcool benzílico e clorofórmio aplicados a folhas de secagem para libertar macieza e fragrância em roupas de secagem nunca foram destinados a serem ingeridos por gatos. O Manual Veterinário da Merck adverte contra lesões corrosivas nos tecidos, alegações que são causadas por catiões - particularmente para gatos, devido aos seus hábitos de higiene. As mesmas patas que brincam com a folha de secadora são aquelas que lambem gatinhos e escovas em seu pêlo quando se preparam. Os elementos tóxicos são facilmente transferidos do pé e do corpo para a boca, o que é um método de exposição mais direto e mais tóxico do que simplesmente esfregar a folha do secador contra o corpo, criando exposição através da pele.

Sinais clínicos

Enquanto babando, perda de apetite e queimaduras orais estão entre os primeiros sinais externos de que o emaranhado do gatinho com a secadora está causando problemas de saúde, é muito provável que uma visita ao veterinário revele mais dificuldades com a exposição. O Manual Veterinário da Merck alerta que os gatos que sofrem exposição à catiônica podem apresentar inchaço na língua, depressão, desconforto abdominal e aumento do ruído respiratório entre seis e 12 horas após a ingestão. Febre e contagens elevadas de glóbulos brancos são sinais de que a exposição apresenta riscos de saúde mais avançados.

Tratamento

Um gato com reação negativa a lençóis de secadores deve receber cuidados veterinários imediatos para evitar que elementos tóxicos se acumulem em seu sistema, levando a condições sintomáticas avançadas, como coma, convulsões, fraqueza muscular e colapso. A Merck descreve o uso de fluidoterapia e carvão ativado para combater os efeitos tóxicos dos catiônicos. Conseguir um gato para beber leite reveste o esôfago, ajudando a reduzir os efeitos de queima dos produtos químicos.

Mantendo o Kitty Safe

Não é nenhum segredo que os felinos amantes do conforto são naturalmente atraídos pelo calor associado à roupa lavada na secadora. Os gatos adoram se enterrar sob roupas, toalhas e cobertores recentemente secos, em um esforço para absorver o calor. O problema é que a exposição perigosa pode ocorrer neste ponto, pois os produtos químicos aplicados à folha secadora são altamente ativos. É melhor evitar que o seu gato se junte à sua roupa limpa fechando a porta da lavanderia ou da área em que você está classificando e dobrando a roupa.