Pode Morder A Pele Ser Psicológico Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos estressados ​​às vezes mordem a pele ou se limpam excessivamente.

Você viu seu gato morder a si mesmo antes, mas nunca assim. Depois que um veterinário descartou os suspeitos usuais - alergias, ácaros, pulgas, etc. - considere possíveis causas psicológicas. Acredite ou não, os gatos ficam estressados. Ajustes de rotina podem ajudar, mas seu gato pode precisar de um medicação comportamental ou anti-ansiedade.

Um predicado peludo

Parece que o seu gato está se mordendo muito? E essa lambida constante - isso não pode ser normal, certo?

A maioria dos gatos passa várias horas por dia limpando a si mesmos, mas existe uma limpeza excessiva. Isso leva a pele irritada, morder e até mesmo a perda de cabelo. Se parece que seu gato está mordendo a si mesmo toda vez que você olha para ele, é hora de marcar uma consulta com o veterinário.

Depois de excluir causas fisiológicas, como alergias, ácaros e pulgas, é hora de abordar as possibilidades psicológicas. Sua primeira ordem de trabalhos é avaliar a saúde mental do seu gato.

Não se preocupe? Dificilmente

Entre todos esses cochilos e aquela comida, pode parecer que seu gato é o hedonismo personificado. A psicologia dos gatos é mais complicada do que isso, no entanto.

Gatos são criaturas de hábitos. Eles prosperam em horários regulares de alimentação e companhia familiar. Ao mesmo tempo, eles precisam de estímulos que atraiam sua caça natural e seus instintos territoriais - coisas como brinquedos e pontos de arranhões.

Equilibrar essas necessidades é difícil, especialmente para gatos em ambientes fechados. Dado um desequilíbrio, os gatos ficam estressados, ansiosos, entediados, solitários ou mesmo com medo e nervosos. Isso leva à preparação obsessiva - a frase "lambendo suas feridas" nem sempre é usada literalmente, mas tem alguma base comportamental - e mordida.

Lambendo o problema

Você mudou alguma coisa em volta da casa recentemente? Mover ou limpar a cama favorita do seu gato pode causar estresse. Então, pode mudar alimentos de gato, horários de alimentação ou tipo de lixo. Faça mudanças no habitat ou rotina do seu gato gradualmente. Misture novos alimentos com alimentos antigos e mova a mobília em etapas.

Seu gato tem estimulação suficiente? Você precisa incentivar o arranhão apropriado através de árvores de gato ou papelão. Alguns brinquedos podem ajudar. Envolva-se no jogo - é bom para a união e a saúde mental do seu gato.

É tentador pegar outro gato se o seu gato perdeu um companheiro de brincadeira. Isso poderia ajudar, mas também poderia aumentar as tensões. Pergunte ao seu veterinário como introduzir novos gatos.

Cabelo do gato

Então, você esgotou as possibilidades médicas, certificou-se de que seu gato tem uma rotina constante e estímulos suficientes, mas ele ainda está mordendo sua pele. Pergunte ao seu veterinário sobre o uso de medicação anti-ansiedade como um paliativo. Sprays comerciais também podem ajudar.

Pode não haver solução imediata. Algumas condições que causam a síndrome de morder - a hiperestesia é uma das mais sérias e de alto perfil - vêm e vão, aparentemente ao acaso.

Seja paciente e solidário. Se você está examinando cada movimento do seu gato, você pode aumentar seu estresse também. Permita-lhe retiros e espaços seguros. A mordida de pêlo pode ser um problema vitalício.