Butterfly Em Estratégias De Negociação De Renda Fixa

Autor: | Ultima Atualização:

Estratégias de negociação de borboletas exigem um entendimento avançado das flutuações da curva de juros.

Uma borboleta é uma estratégia de negociação que, em certas circunstâncias, reduz a volatilidade da carteira de títulos. valor. Para entender uma estratégia de borboleta de renda fixa, pense em uma gangorra. Um lado sobe a mesma quantidade que o outro, e o centro permanece fixo no lugar. As asas da estratégia da borboleta são as duas extremidades e a "bala" é o centro do fulcro. Um spread de borboleta neutraliza alguns movimentos da curva de rendimento.

Títulos de qualidade de crédito igual

Os títulos do Tesouro dos Estados Unidos são mais comumente usados ​​como base para estratégias de negociação de renda fixa como a borboleta porque representam um setor de mercado tem a mesma classificação de crédito. Os títulos corporativos têm classificações de crédito diferentes e negociam de acordo com essas classificações. Todos os títulos são negociados com base no nível de mercado das taxas de juros, mudanças na curva de juros, oferta e demanda e classificações de crédito. No entanto, os títulos do Tesouro não são afetados por considerações de crédito, porque todos eles carregam a boa fé e crédito dos Estados Unidos, e são todos classificados como iguais. Uma vez que uma borboleta envolve a venda do curto, os títulos do Tesouro recentemente emitidos são os únicos títulos que podem ser encurralados com segurança.

Duração e Convexidade

Vencimentos de obrigações mais longos flutuam mais em valor para uma determinada mudança no curto prazo do rendimento curva. Se as taxas de juros subirem um ponto percentual - de 1% a 2%, por exemplo - nos vencimentos mais curtos, os vencimentos mais longos reagirão com um movimento correspondentemente maior. Isso é chamado de duração. Em termos simples, quanto maior a maturidade, maior a duração provável. Outros fatores - como taxa de cupom, demanda de mercado e a forma como a fórmula de rendimento até o vencimento leva em consideração os pagamentos de juros - têm efeitos sobre o desempenho dos valores dos títulos ao longo da escala de maturidade da curva de taxas. Isso é chamado de convexidade. Um spread borboleta usa duração e convexidade para neutralizar ou aproveitar as mudanças na forma da curva de juros.

A curva de juros

A curva de juros flutua na negociação diária e muda de forma. Quando é plana, o spread entre rendimentos de longo prazo e rendimentos de curto prazo é relativamente estreito. Isso geralmente acontece quando a percepção de risco é alta nos próximos meses. A fuga para a qualidade também mudará temporariamente a forma da curva de juros à medida que o dinheiro se desloca de países estrangeiros ou do mercado de ações para a segurança dos títulos. Uma curva de rendimento normal inclina-se para cima, de curto a longo prazo. Um spread borboleta aproveita a flutuação das taxas de juros em relação ao outro ao longo da curva de juros. Por causa dos efeitos de duração e convexidade, a curva de rendimento tem uma corcova que muda ocasionalmente ao longo da curva na faixa intermediária de 5 a 20 anos de vencimento.

A Estratégia da Borboleta

Uma simples posição de borboleta envolve vender curto um vínculo de vencimento intermediário (a bala), como o Tesouro de 10 anos, e comprar um título de curto prazo como o título de 5 anos e um título de longo prazo como o de 30 anos (as laterais). Você também pode usar diferentes vencimentos, como longo prazo nos vencimentos de 4 anos e 8 anos e redução do vencimento em 6 anos. Esta é uma estratégia de negociação avançada, por isso, peça o conselho de um corretor experiente neste tipo de negociação antes de tentar você mesmo. Existem fórmulas para medir a duração e a convexidade dos títulos e posicionar suas asas e marcadores onde você espera a maior flutuação na curva de juros. Ao tentar negociar usando estratégias de borboleta, tenha em mente que elas não funcionam necessariamente como você espera e às vezes precisam ser ajustadas mudando sua posição em um ou todos os três títulos envolvidos.