
Dança requer equilíbrio tanto quanto habilidade e flexibilidade.
Dançarinos são tão interessantes de assistir porque são graciosos, atléticos e têm um equilíbrio incrível. Se você é um dançarino competitivo ou se está apenas começando, os exercícios de equilíbrio são essenciais para a melhoria contínua. Você não precisará de equipamentos - além de seu próprio corpo - para a maioria dos exercícios de equilíbrio. De fato, alguns dos exercícios de dança mais eficazes são enganosamente simples. Trabalhe no seu equilíbrio praticando diariamente esses exercícios.
Equilíbrio em dois pés
Parece simples, mas aprender poses de dança intermediária e avançada requer um bom equilíbrio em dois pés primeiro. O aumento da panturrilha é um exercício eficaz para praticar o equilíbrio em ambos os pés. Fique de pé com os pés afastados na largura dos ombros e as bolas dos pés na borda frontal de um bloco ou outro objeto levantado. Incline o seu peso para a frente e levante as bolas dos pés. Levante os calcanhares, estendendo os tornozelos o mais alto possível, depois volte para baixo. Os aumentos de panturrilha acostumam-se a se equilibrar em dois pés e aumentar a força e a estabilidade de suas pernas.
Saldo em um pé
Equilibrar em dois pés é essencial, mas muitas manobras de dança exigem que você mude seu peso corporal de um pé para o outro. Aumentos de panturrilha de uma perna só podem te acostumar a se equilibrar em uma perna, mas as mudanças de peso também são exercícios iniciantes para melhorar seu equilíbrio em um pé. Fique de pé com os pés afastados na largura dos ombros, com o peso distribuído uniformemente dos dois lados. Mude seu peso para um pé e incline-se para o lado, levantando a perna oposta do chão. Mantenha a posição pelo tempo que puder com o formato adequado - até 30 segundos - e mude para o outro lado.
Força e estabilidade do núcleo
Mudar o seu peso e trabalhar na força das pernas irá melhorar o seu equilíbrio, mas a sua estabilidade também depende da força do núcleo funcional. Adicione alguns exercícios básicos à sua rotina de exercícios e eles se traduzirão bem em suas práticas de dança. Exercícios como flexões, tábuas e agachamentos com peso corporal trabalham os principais músculos de seus músculos abdominais, oblíquos e costas para estabilizá-lo em posições de desequilíbrio.
Levantamento de pernas
Aumente a dificuldade dos exercícios de equilíbrio levantando uma perna no ar e segurando-a em várias posições. Você pode equilibrar uma perna em uma cadeira, levantar o braço oposto para testar a estabilidade do seu núcleo durante um levantamento da perna e até mesmo tentar fazer com que alguém o empurre enquanto se equilibra em uma perna. Desafiando seu equilíbrio com esses exercícios, você se sentirá à vontade para fazer pequenos ajustes na posição do pé, engajamento central e distribuição de peso durante atividades dinâmicas, como dança.




