
Desde que ele foi medicado, somos os melhores amigos.
Se a sua casa se tornou uma zona de guerra felina e há um instigador particular, a amitriptilina pode restaurar a paz e a relativa tranquilidade. No entanto, juntamente com medicação, seu gato requer modificação comportamental. Mesmo a vítima do gatinho pode exigir outro tipo de medicação, bem como terapia comportamental.
Amitriptilina
Comercializado sob a marca Elavil, a amitriptilina é um antidepressivo tricíclico desenvolvido para pessoas. Em animais de estimação também funciona como um anti-histamínico, analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma medicação muito útil. Embora não seja aprovado para uso em animais pela Food and Drug Administration dos EUA, seu veterinário tem permissão para receitá-lo para uso "off-label". Não deixe o nome "antidepressivo" enganar você: esses tipos de drogas também podem reduzir o comportamento agressivo.
Agressão
A vida é um inferno para gatos dominados e abusados por seus colegas de casa felinos. Enquanto alguns gatos exibem agressão de brincadeira, ficando um pouco áspero com seus amigos gatinhos, a agressão por dominância é a principal razão pela qual você precisa proteger os gatos da vítima. Embora a amitriptilina possa ajudar o agressor, também é necessário ajudar o gatinho abusado. O All Feline Hospital, com sede em Nebraska, recomenda tratar o gato da vítima com medicação antiansiedade, o que faz com que tenha menos medo de enfrentar o agressor. Tal como acontece com todos os tipos de valentões, uma vítima que se defende não é tão atraente para um atormentador. AFH também sugere deixar o gato dominante para fora para queimar o excesso de energia, se isso for seguro e viável. Muitas vezes, trazer um novo gato para casa inicia o comportamento agressivo do residente anterior. Eventualmente, esses gatos podem resolver isso. Se você observar um comportamento pré-agressivo, como orelhas roncando ou planas, remova o gato agressor antes que a luta comece. Como os machos são mais propensos a se tornarem agressivos do que as fêmeas, evitar a agressão é outra boa razão para neutralizar seu gato. (Não que você precisasse de um, certo?)
Avaliação Veterinária
Amitriptilina tem um sabor desagradável, mas a farmácia pode ser capaz de mascarar o sabor da droga em um líquido ou pasta, ou você pode receber um gel transdérmico que você vai aplicar no interior da orelha do seu gato. Uma vez que seu gato receba amitriptilina, você o levará ao veterinário regularmente por alguns meses para avaliação. Mantenha um registro detalhado do comportamento do seu gato em relação a sua vítima, para que você e seu veterinário possam ver se o comportamento agressivo está mudando e se há gatilhos específicos que disparam o seu gato. O veterinário também pode alterar a quantidade de medicação que seu gato toma. Seu gato requer sangue regular para garantir que seus órgãos não sejam afetados pela droga.
Efeitos colaterais e contra-indicações
Como com qualquer medicamento, a amitriptilina pode causar efeitos colaterais. Estes podem ser relativamente leves, como sonolência, ou condições mais graves e desconfortáveis, como problemas para urinar, vômitos e diarréia ou constipação. Em casos raros, os gatos ficam desorientados ou até mais agressivos. Também pode causar anormalidades no ritmo cardíaco e supressão da medula óssea. Seu veterinário pode querer dar ao seu gato um ECG para garantir que o coração dele esteja saudável antes de prescrever a amitriptilina.
Não dê amitriptilina a gatos grávidas ou a amamentar. Gatos com diabetes ou epilepsia ou aqueles que sofrem de doenças renais, hepáticas, oculares ou cardíacas não devem tomar o medicamento.
Outros usos
Se o seu gato dominante também borrifar urina pela casa, a amitriptilina pode resolver dois problemas de uma só vez. Seu gato dominante poderia estar pulverizando para identificar seu "território" para suas vítimas. Também é prescrito para gatos que exibem um comportamento excessivo de higiene, o que resulta em tantas lambidas que as carecas e as lesões se desenvolvem.




